Guga Stroeter & Heartbreakers

Histórico

CRONOLOGIA

1987 MASP (Museu de Arte de São Paulo): primeiro concerto da orquestra, apresentando à imprensa seu repertório de jazz (Duke Ellington).

1988 Aeroanta (SP): domingueiras com jazz dançante. "Emoções Baratas": musical com direção de José Possi Neto, em cartaz durante dois anos, incluindo turnê pelo Brasil e recebendo prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

1989 II Prêmio Sharp de Música Brasileira: orquestra-base e direção musical da cerimônia de entrega do prêmio, com homenagem a Dorival Caymmi e arranjos para acompanhar diversos intérpretes da música popular brasileira (Dorival Caymmi, Zizi Possi, Elizeth Cardoso, entre outros). Ellingtonia: disco lançado pela gravadora Eldorado com composiçõe

de Duke Ellington e participações de Zizi Possi, Misty e Carlos Fernando. "Fantópera da Asma": arranjos e gravação da trilha do musical de Cláudio Tovar.

1990 Prêmio Shell de Teatro: direção musical e performances para a cerimônia de entrega do prêmio. C & A: participação como atores na campanha publicitária da empresa para a TV. Projeto "Blen Blen Club": 14 meses de domingueiras dançantes no Aeroanta, com repertório de jazz e salsa. III Prêmio Sharp de Música Brasileira: orquestra-base e direção musical da cerimônia de entrega do prêmio, com homenagem a Maysa e arranjos para acompanhar diversos intérpretes da música popular brasileira (Paulinho da Viola, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, entre outros). Amazonas: gravação do disco promocional premiado pela APP (Associação Paulista de Publicidade).

1991 "Sarau Siberiano": musical com direção de Patrício Bisso. Quartas Musicais: temporada de três meses em Campinas (SP). Blen Blen Club: disco lançado pela gravadora Eldorado com composições próprias e clássicos da salsa; participação do percussionista Ritchie Flores e direção musical do tecladista Edsel Gomez, músicos de Porto Rico.

1992 "Mucho Corazón": musical latino dirigido por José Possi Neto. Baile da Estudantina: show dançante com repertório de salsa e música brasileira, ainda hoje em cartaz, semanalmente, no Avenida Club (SP) e contando, freqüentemente, com a presença de artistas nacionais e internacionais no palco e na platéia. Gradiente: trilha sonora e atuação na campanha publicitária de televisores.

1993 "Mambo Canalha": arranjo e gravação da faixa do disco de Rita Lee. Blen Blen Club: disco lançado nos EUA pela gravadora Celluloid. Festival Internacional Benny Moré (Cuba): apresentações a convite do Instituto Cubano de la Musica, seguidas de workshops e intercâmbio com o Instituto Superior de Arte da Universidade de Havana. Só Vale Se Dançar: disco lançado pela gravadora Eldorado com repertório do Baile da Estudantina: composições próprias e arranjos de músicas de origem caribenha, antilhana, africana e brasileira.

1994 Dorival Caymmi: shows com repertório do compositor, introduzindo nova vocalista na orquestra (Andréia Marques) e tendo como convidada especial Zizi Possi. "Latitude"/"Os Argonautas": programa na rádio Eldorado FM. Blen Blen Club: inauguração da casa noturna, de propriedade da orquestra. Wynton Marsalis: realização de jam session com o compositor e trompetista no Avenida Club. Cauby Peixoto: direção musical, arranjos e gravação do disco do cantor, com participações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zizi Possi, entre outros. "Meu Bloco na Rua": gravação da faixa do disco de Elba Ramalho.

1995 Festival Internacional de Barbados: apresentação ao lado de Courtney Pine e Lou Raws. Salsa: disco lançado pela Sigla Editora acompanhando exemplar da revista Áudio News. Rede Globo: arranjos para a trilha sonora e participação em episódio da novela "A Próxima Vítima". Bem Brasil: gravação do programa musical da TV Cultura.

1996 27o. Festival de Inverno de Inverno de Campos do Jordão: apresentação no palco externo da cidade, dentro da programação popular. 7a. Bienal Internacional de Dança de Lyon (França): participação com a companhia do bailarino Carlinhos de Jesus. Portugal: turnê em Lisboa, Porto e Aveiro. "Vamonos de Fiesta": arranjo da música que fez parte da trilha sonora da novela "Salsa e Merengue" da Rede Globo.

1997 Salsa e Axé: revista e vídeo-aula de dança lançada pela Editora Três com participação da Orquestra HB e da Companhia Tribo de Dança. Salsa Brasileira: disco lançado pela gravadora Polygram. Blen Blen Club: relançamento do disco pela gravadora Eldorado. MTV Romance: gravação do especial do Dia dos Namorados, acompanhando intérpretes como Daniela Mercury, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, entre outros. Coca-Cola: gravação do jingle para a Kaiser Verão 97/98. Curaçao: apresentação no Caribe para a fábrica de cosméticos Natura. O Choro no Jazz e A História do Jazz Através de Duke Ellington: shows realizados no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, como eventos paralelos ao Free Jazz Festival 97.

1998 Série Outros Sons: concerto no Teatro Municipal de São Paulo junto à Orquestra Experimental de Repertório e com a participação de cantores solistas, apresentando composições de Duke Ellington, temas da Broadway e de Hollywood. Copa e Cozinha: projeto realizado no Sesc Pompéia, com direção de Fernando Faro, unindo música e futebol e com a Orquestra HB interpretando sucessos musicais dos anos em que o Brasil foi campeão mundial. Hora do Brasil: disco lançado em Portugal pelo selo União Lisboa, com repertório de músicas brasileiras e divulgado através de turnê pelo país.

1999 Prata da Casa: na choperia do Sesc Pompéia, show de confraternização entre a Orquestra HB e a casa onde o grupo realizou suas primeiras apresentações e se lançou no meio musical paulistano. Nova formação: reestréia da Orquestra Heartbreakers totalmente reformulada, com novos instrumentistas e novo repertório, enfatizando a música brasileira, seus ritmos regionais nordestinos e seu folclore, através do samba de roda, do baião, do ijexá e do maracatu, entre outros.

Em 2000 assinou contrato com a TRAMA e gravou seu primeiro álbum solo Guga Stroeter e HB Big Band em Salsa Samba Groove, produzido por Arto Lindsay, o álbum foi distribuído em todo mundo, EUA, Europa e Japão.

Em 2000, com a orquestra Heartbreakers faz o show de abertura da Mostra Internacional de cinema na Sala São Paulo.

Iniciando o ano de 2001, organizou as Noites Cubanas, no bar Buena Vista, no bairro paulistano de Vila Olímpia, incorporando ao seu grupo musical grandes nomes cubanos como Alfred Thompson (do grupo Irakere) e Yaniel Matos (diretor musical do grupo de Isaac Delgado).

Em colaboração com a Coordenadoria Especial da Juventude, dirigiu e produziu as apresentações das Novas Divas nos anos de 2001, 2002 e 2003, reunindo em cada ocasião dez novas cantoras da música brasileira com a orquestra Heartbreakers e o apadrinhamento de Elza Soares (2001 e 2002) e Jair Rodrigues (2003).

Ainda dentro da Semana Jovem (2001 e 2002) dirigiu e produziu a apresentação do projeto Jovens Instrumentistas, reunindo os novos talentos da música instrumental paulista. Em 2003 o projeto foi rebatizado como Eletrojam e agrupou as novas tendências da música experimetal multimídia.

Gravou o especial Salsa Samba Groove para a TV Cultura (2001) com a participação de Simoninha, Camorra e coreografias de Ana Vitória.

Em 2001 inicia a temporada das terças-feiras de música latina no restaurante Grazie a Dio, com a orquestra Heartbreakers.

No Free Jazz de 2001 lança o projeto de musica eletrônica Ellingtronia, tocando com a Dj Babybiro e o percussionista inglês Carl Smith (grupo Stomp).

Em janeiro de 2002, a orquestra HB excursionou para Trancoso, Bahia, com as participações de Jairzinho, Simoninha e Elba Ramalho.

Apresenta-se no Free Jazz 2002, tendo como convidados João Suplicy, Beto Lee e Rappin Hood.

A faixa Raios Múltiplos do cd Salsa Samba Groove é incluída na coletânea Brazilian Drum’n Bass Classics pelo selo Sambaloco, EUA.

Apresentou-se com a orquestra Heartbreakers no aniversário da prefeita Marta Suplicy e de Rui Falcão.

A orquestra Heartbreakers realizou show de lançamento nacional da cerveja Nova Schin (2003), juntamente com Skank, Cláudio Zoli, Orquestra Imperial e Nando Reis. O show teve participação especial de Ivete Sangalo.

Em outubro de 2003, é diretor musical do evento de lançamento da logomarca São Paulo 450 anos.

Em 2003 a trilha que Guga Stroeter, Dino Barioni e Pepe Cisneros compuseram e gravaram para o curta metragem O encontro de Marcos Jorge, recebe o prêmio de melhor música pra cinema no Festival de Cinema do Maranhão.

Como diretor artístico do selo Sambatá, grava e lança o álbum Ago (abril 2004) reunindo os cantos sagrados da tradição ioruba de Brasil e Cuba. Gravado em São Paulo e Havana, tem a participação da orquestra HB, do grupo folclórico Abaçaí e dos cantores e instrumentistas do Grupo Folclórico Nacional de Cuba.

Em fevereiro de 2004 lança o cd HB Tronix em The boys from Ipanema, produzido por Arto Lindsay. O cd recebe cotação máxima (4 estrelas) da Folha de São Paulo. Inicia temporada de lançamento do cd numa série de shows multimídia, com vídeo projeções de Dimitri Lee e coreografias de Peterson Costa, Melissa Bamonte e Nathalia Catharina.

 

[Menu] [Agenda] [Release] [Currículo] [Videos] [Fotos] [Espetáculos]
[Guga & Heartbreakers] [HB Tronix] [Nouvelle] [Discografia] [Partituras]
[Espaços Culturais e Casas Noturnas] [Textos] [Contato] [E-mail] [Orkut] [MySpace]